Rancharia

(18) 3265-1329

Reprodutores Bovinos

Reprodutores Bovinos são aquelas espécimes que são responsáveis pela reprodução do rebanho. Geralmente, são aqueles que têm um melhoramento genético e um físico mais avantajado em relação aos demais. É importante escolher a dedo ostouros reprodutores que irá cobrir as suas vacas, olhando principalmente para o gene do animal para que ele continue o seu ramo, seja partindo para a pecuária de corte ou gado de leite.


Antes de escolher um reprodutor bovino, você deve saber definir em que tipo de rebanho você quer investir, seja gado de corte ou gado de leite. A Fazenda Santanna contém um rebanho completo, com Touros NeloreTouros BrahmanTouros Gir-Leiteiro, entre outras raças.

Quanto tempo um boi leva para virar um reprodutor bovino?

O tempo que um bezerro leva para virar um reprodutor bovino é variável. Sendo que cada raça tem um tempo especifico para o amadurecimento reprodutivo, além de fatores ambientais e alimentares. Geralmente, o gado nelore tem amadurecimento mais rápido que os demais.


Porém, alguns casos de gado de leite, mostram que os Touros Gir-Leiteiro tem um amadurecimento rápido. Um boi leva em média 15 meses para virar um reprodutor bovino e se for bem tratado, com cuidados veterinários, pode continuar sua reprodução até os 10 anos.

Quais as principais raças de reprodutores bovinos?

gado nelore é predominante no Brasil, sendo assim, qualquer lista tem que ter seu nome em um dos primeiros lugares. A característica do touro nelore para bom reprodutor é que ele tenha narinas e bocas largas, pescoço longo, costelas largas e espalhadas, ombros largos em relação à traseira e o aparelho reprodutor e testículos bem desenvolvidos. O gado nelore é criado exclusivamente para a pecuária de corte, já que não é uma boa raça para gado de leite.


Agora se você quer um bom bovino de leite, a sua escolha tem que ser um Touros Gir Leiteiro. Além de fazer parte dos melhores touros reprodutores, essa raça tem um crescimento rápido e pode gerar belas crias tanto para gado de leite, quantogado de corte. Geralmente, um bom reprodutor bovino tem que ter o crânio ultraconvex, chifres para fora, para baixo e para trás, os olhos devem ser lateralmente alinhados com base nos chifres, giba avantajada e orelhas caídas. 


Outra raça de gado que tem como especialidade a pecuária de corte, é o Touro Brahman, que é resultado do cruzamento de quatro raças, originando um reprodutor forte e que se adequa a vários ambientes. Um bom reprodutor costuma ter o tórax profundo, costelas espaçadas, lombo e garupa volumosos, pele e orelhas médias e arredondadas.


Fazenda Santanna contém diversos tipos de reprodutores bovinos, seja para gado de corte ou gado de leite, além de sêmens de várias raças. Não perca tempo, melhore o seu rebanho. Compre na Fazenda Santanna.