Rancharia

(18) 3265-1329

Reprodutores Nelore

Reprodutores Nelore são touros nelore que são responsáveis pela reprodução do rebanho e consequentemente, pelo melhoramento da genética bovina. O Gado Nelore é o mais abundante na pecuária brasileira, mesmo sendo uma raça de gado nova em terras canarinhas, já que está no país há pouco mais de 1 século.

É crucial ter bons reprodutores bovinoscontent no rebanho, para que ele gere descendentes saudáveis para continuidade da propriedade. Para analisar a qualidade física desse animal, é necessário observar algumas características básicas, entre elas: Rusticidade da carcaça, bocas e narinas largas para respirarem e se alimentarem melhor, pescoço longo para facilitar sua alimentação, costelas espaçadas para que ele tenha um sistema respiratório e digestório eficientes, além do aparelho reprodutor e testículos bem desenvolvidos.

Uma boa dica para quando for adquirir reprodutores nelore é que você consulte um veterinário para que ele o ajude a escolher um animal de qualidade. De imediato pode parecer dispensável chamar um profissional para a compra de bovinos de corte, porém, esse é um investimento que trará resultados, já que um veterinário é capaz de identificar as mais diversas qualidades do gado nelore, podendo assim ajudar na melhora de seus animais.

 

Qual a importância de um reprodutor nelore em seu rebanho?

Se você tem gado de corte, é crucial que você tenha um reprodutor nelore em seu rebanho. Já que o Gado Nelore é excelente para os fins de abate, porque tem um bom ganho de peso e sua alimentação não é muito criteriosa, fazendo com que ele se dê bem se alimentando somente de pasto.

Gado Nelore predomina o rebanho nacional, ultrapassando a marca de 80% dos bovinos brasileiros, levando isso em consideração, seria loucura não ter essa raça em sua propriedade. A importância de ter um reprodutor nelore de qualidade é que é um investimento que dará retorno, principalmente porque um macho é capaz de cobrir várias fêmeas, e se esse macho tem boas características físicas, a chance de melhoramento genético é evidente.

 

Como adquirir um reprodutor nelore?

Encontrar touros à venda é muito fácil, principalmente em um mercado brasileiro, que é um dos maiores do globo. Porém, é necessário tomar muito cuidado para escolher um reprodutor nelore, porque um macho é capaz de cobrir várias fêmeas, sendo assim, é crucial que ele tenha uma qualidade elevada.

Outra forma de adquirir um bom reprodutor Nelore é a partir de leilões de gado, mas analise bem as características do animal, para não fazer um “investimento furado”.

 

Como deve ser a alimentação de um Reprodutor Nelore?

A alimentação de um reprodutor Nelore deve ser feita de forma equilibrada para preservar suas características. Como seu rebanho terá poucos reprodutores nelore, é importante que você cuide da alimentação do mesmo, para que ele mantenha a reprodução de sua propriedade.

Caso você faça inseminação artificial com seu reprodutor nelore, é interessante que você o deixe separado das fêmeas, evitando assim danos ao aparelho reprodutor do seu animal. Agora, se a reprodução for natural, o contato entre o macho e a fêmea é inevitável.

A alimentação deve ser equilibrada com vitaminas e sais minerais, além do feno, silagem e pasto. É importante que você peça para um veterinário para que ele faça o cardápio do seu reprodutor, para que ele se alimente da melhor forma possível.

 

Onde adquirir um Reprodutor Nelore de qualidade?

Nós da Fazenda Sant’anna disponibilizamos para você vários reprodutores Nelore, e lembre-se, todos são melhorados geneticamente e contam com características da raça Nelore.

Agora se você quer outras raças, também temos Touros Gir-Leiteiro e Touros Brahman, porque é interessante ter uma variedade racial dentro do seu rebanho.