Rancharia

(18) 3265-1329

Sal mineral para bovinos

Apesar de vermos um crescimento do confinamento de gado no Brasil, o forte da criação ainda é o sistema extensivo – ou seja, animais soltos no pasto. Estima-se que cerca de 95% dos bovinos em território nacional sejam criados em grandes áreas de pastagem. Neste tipo de pecuária a alimentação baseia-se no consumo da forrageira e precisa receber um reforço que vem do sal mineral para bovinos.

Os bons resultados do gado criado a pasto dependem de uma alimentação baseada em três itens: concentrado, volumoso e sal mineral. O primeiro é um alimento rico energia e com poucas fibras. O volumoso é a vegetação, que deve ser cuidada com adubação correta para que o animal tenha alimento em abundância. Mas destacamos que, por mais qualidade que a forrageira tenha, não podemos abrir mão do sal mineral, pois ele irá prevenir o aparecimento de deficiências nutricionais.

A alimentação com forrageira não é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais do gado e, por isso, a complementação com sal mineral ganha uma importância ainda maior. Algumas vitaminas vitais para o desenvolvimento do animal são produzidas por ele, mas outras precisam ser oferecidas por meio da alimentação – e é então que entra o sal mineral bovino.

A dosagem do sal mineral deve considerar a qualidade da forrageira consumida pelo gado. Existem, diferente tipos desta vegetação, sendo que a quantidade e a diversidade das vitaminas presentes podem variar conforme as características do solo. Por isso, é importante conhecer as condições da terra em que a vegetação se desenvolve para saber quais substâncias precisam estar presentes na suplementação.

Basicamente, os minerais possuem três funções no organismo do gado: regulação dos fluidos celulares, auxílio na construção de tecido e órgãos, além de funcionar como catalisadores em sistema enzimáticos e hormonais. A suplementação com sal mineral deve ser orientada por um profissional e deve ser acompanhada por análises do solo que mostrem a qualidade da forrageira que o animal consome.

É importante destacar que o sal mineral ajuda na produção de leite e carne, mas isso só acontece se a suplementação fizer parte de um conjunto de cuidados. Um rebanho de gado precisa de manejo nutricional, sanitário e acompanhamento veterinário para uma produção volumosa e de qualidade.