Rancharia

(18) 3265-1329

Seleção de rebanho de gado

A criação de gado tem ganhado novos desafios com o passar dos anos. Com o crescimento do mercado e o aprimoramento das técnicas de manejo, a exigência sobre a qualidade e o aumento do volume de produção é cada vez maior nas pecuárias de leite e de corte. Sai na frente o criador que investir em um processo constante de melhoramento genético, pois assim terá cabeças de gado com alto padrão racial.

Uma das principais etapas do melhoramento genético é a seleção de rebanho de gado. Neste momento é feita a escolha do plantel de reprodutores da fazenda, que compreende a decisão de quais serão os touros e as matrizes. Esta seleção tem o objetivo de acompanhar e avaliar os ganhos e os rendimentos destes animais que serão encaminhados para reprodução, e também identificação das cabeças de gado que serão descartadas.

O que considerar na hora de fazer a seleção do rebanho de gado?

A seleção correta dos animais reprodutores é importantíssima para aumentar produtividade de rebanho. Para fazer isso, é importante conhecer a procedência destes animais, seu histórico e outros pontos que destacamos abaixo:

  • Capacidade reprodutiva – avaliação sobre a quantidade de crias que a matriz pode ter consecutivamente.
  • Precocidade sexual – os animais que alcançam a maturidade sexual em menos tempo que os demais são considerados precoces, e esta condição sinaliza um avanço genético, pois mostra que poderão produzir em menos tempo.
  • Características produtivas da raça – é importante observar a carcaça do animal e as características que mostram a pureza racial do gado.

A escolha de animais com genética superior é essencial, pois passarão para seus descendentes as melhores características produtivas da raça. Caso o seu rebanho de gado não conte com animais assim, vale a pena investir na compra de touros reprodutores e matrizes, pois eles serão fundamentais para a renovação e o melhoramento dos seus animais.

Gado à venda em leilão

A Fazenda Sant’Anna trabalha há mais de 40 anos com bovinos, que são selecionados por meio de uma série de critérios para a venda de cabeças de gado com elevado padrão e potencial produtivo. A tradição da fazenda se mantém e é um selo de garantia de resultados que atrai muitos criadores para os leilões que são realizados em recinto ou virtualmente.

Para não perder nenhuma oportunidade, acompanhe a agenda de leilões da Fazenda Sant’Anna.