Rancharia

(18) 3265-1329

Vai comprar um reprodutor e não sabe se escolhe o touro Nelore ou o touro Gir? E

Vai comprar um reprodutor e não sabe se escolhe o touro Nelore ou o touro Gir? Escolher o melhor touro reprodutor para sua fazenda é uma grande responsabilidade, visto que esse animal será um dos protagonistas da construção genética do rebanho. Essa decisão irá interferir diretamente no nível produtivo e reprodutivo do seu negócio.

Além de investir em um animal geneticamente diferenciado, é fundamental saber qual raça pode render os melhores retornos para o objetivo da produção. É neste momento que você deve entender quais as características produtivas de cada raça e como isso ajudará a evoluir o rebanho.

Quando escolher o touro Nelore?

Uma das principais características produtivas do gado Nelore é a rusticidade, a capacidade reprodutiva e o alto desempenho na produção de carne. Por isso, compõem a maior parte do rebanho de gado voltado à pecuária de corte.

Quando recebem os cuidados necessários, a raça se destaca pelo rápido ganho de peso, atingindo o peso de abate em pouco tempo. Isso significa maior produtividade e mais lucro, já que é possível reduzir o período de manutenção dos animais.

Por isso, você deve escolher um touro Nelore se o objetivo da sua criação é a produção de carne. O reprodutor ajudará no aprimoramento da genética do rebanho.

Quando escolher touro Gir?

O gado Gir é um destaque na produção de leite. Além de apresentar melhores resultados no que diz respeito ao volume, se comparado a outras raças, estes animais também são responsáveis por produzir um leite com qualidade superior.

A raça faz parte do grupo dos Zebuínos, apresentando alta capacidade e adaptação ao clima tropical brasileiro e ótimos índices de produção a pasto, que é o tipo de pecuária mais desenvolvido no Brasil. São animais rústicos, dóceis e com habilidade materna.

Apesar de serem um destaque na produção de leite, também apresentam bons resultados na produção de carne.

O touro Gir será o responsável por evoluir a genética do seu rebanho, potencializando as características produtivas dos descendentes. Por isso, na produção de leite, o mais indicado é que você invista em um touro Gir.