Rancharia

(18) 3265-1329

Vacas prenhas nos últimos dias de gestação

As vacas prenhas precisam de cuidados especiais para que o feto se desenvolva com saúde. Todo criador de gado que almeje a lucratividade e crescimento do rebanho no que diz respeito à qualidade e também em volume, precisa estar atento ao processo reprodutivo dos animais. A gestação exige uma atenção com a alimentação adequada que atenda as necessidades nutricionais desta fase e acompanhamento veterinário.

O primeiro cuidado começa ainda na fase de novilha, em que o animal não tem suas características sexuais bem desenvolvidas. Neste período, é importante observar a novilha e saber identificar as mudanças, o crescimento, características raciais, carcaça, enfim, deve-se entender quando a novilha alcança a maturidade e é uma boa matriz para reprodução. Este processo é chamado de manejo reprodutivo.

Sabendo encaminhar as melhores matrizes para a reprodução com um touro reprodutor de qualidade racial superior, ampliam-se as chances de nascer bovinos com características produtivas bem desenvolvidas.

Como cuidar de vacas prenhas

A vaca prenha precisa receber uma dieta especial com as quantidades certas de energia, iodo, fósforo, proteínas, cobalto, manganês, selênio e vitaminas A, D e E. Estes nutrientes são fundamentais para que elas produzam boa quantidade de colostro que é o primeiro leite materno ingerido pelo filhote que irá fortalecer seu sistema imunológico. Sem este alimento, os bezerros ficam fracos e suscetíveis a uma série de doenças que atrapalham se desenvolvimento e podem levar a morte.

As vacas prenhas devem ser encaminhadas para uma área de pasto pequena e de fácil acesso pouca antes do parto para que possam ser observadas e recebam assistência em caso de problemas durante o nascimento do filhote. Esta medida também é importante para controlar e enriquecer a alimentação das vacas com minerais.